• Foto do escritorAENSC

Formação para a Educação para as Relações Étnico-raciais no Ensino de Ciências

Olá!

Esse Produto Educacional foi produzido no âmbito da disciplina QMC5529 – Prática de Ensino em Espaços Escolares do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, campus de Florianópolis.

Compreendemos a Prática de Ensino como oportunidade de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência, como a reflexão coletiva e individual sobre situações de ensino e aprendizagem e a produção de material didático.

Desta forma, no semestre letivo 2021.2, propusemos aos estudantes pensar em propostas para o Ensino de Química a partir das questões étnicos raciais. A referida disciplina, além de contemplar a prática pedagógica, também tem caráter de extensão. Ou seja, para além da reflexão e da discussão de situações típicas da docência, o componente curricular também se configura como lócus de interação com a comunidade externa à Universidade em que o estudante é protagonista na ação.

Assim surgiu o Curso de Formação “Propostas didáticas incluindo a Lei 10.639/03 nas Ciências da Natureza", registrado na UFSC sob o número 202201288, cujo objetivo foi a disseminação e a discussão com docentes da Associação de Educadories Negres de Santa Catarina, AENSC, das propostas didático-metodológicas produzidas pelos estudantes. Tendo em vista a pertinência das propostas no contexto da educação de qualidade para promoção da justiça social, compartilhamos os Produtos Educacionais de autoria de nossos estudantes e futuros docentes.

Boa Leitura!

Racismo Ambiental como Tema Gerador em aulas de Ciências:

Racismo Ambiental Como Tema Gerador em Aulas de Ciências
.pdf
Download PDF • 10.17MB

A QUÍMICA dos Metais: escravidão no garimpo - abordando questões étnico-raciais nas aulas de ciências

A QUÍMICA dos Metais e escravidão no garimpo - abordando questões étnico-raciais nas aulas
.
Download • 3.15MB

Alimentos e Preparos Afro-brasileiros - abordando questões étnico-raciais nas aulas de ciência

.
Download • 1.75MB