Associação de Educadores Negres de Santa Catarina

filiação.jpg

A Associação de Educadores negras, negres e negros de Santa Catarina (AENSC), constituída em 26 de outubro de 2019, é pessoa jurídica de direito privado, apartidária e sem fins econômicos, destinada a professores negros e não negros interessados em dialogar sobre a Educação para a Relação Étnico-Racial (ERER) e atuar na luta antirracista, no combate ao preconceito e à discriminação racial.

Entre as finalidades da AENSC, a principal consiste em atuar na luta antirracista, a favor de uma educação pública que valorize a diversidade étnico-racial, com vistas a fortalecer professores negres.

Desse modo, tencionamos trabalhar capacitando as/os professoras/es, contribuindo no processo de implementação da educação das relações étnico-raciais e com o ensino da história e culturas africanas, afro-brasileira. Pretendemos, também, socializar pesquisas e experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais, voltadas para a educação, bem como discutir as diferentes perspectivas e os desafios referentes à educação das relações étnico-raciais.

OBJETIVOS DA AENSC

a) Atuar na luta antirracista e a favor de uma educação pública que valorize a diversidade étnico-racial;

b) Fortalecer as/os professoras/es, capacitando-as/os;

c) Problematizar o processo de implementação da educação das relações étnico-raciais e o ensino da história e culturas africanas, afro-brasileira;

d) Socializar pesquisas e experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais, voltadas para a educação;

e) Discutir as diferentes perspectivas e os desafios referentes à educação das relações étnico-raciais;

f) Desenvolver atividades socioeducativas, junto a diferentes parceiros institucionais para a promoção de políticas de diversidade e intersetoriais, que contribuam para a socialização, inclusão, integração e promoção social da população negra, em suas diferentes necessidades e demandas;

g) Atuar de forma efetiva na proteção dos interesses, coletivos ou individuais, das/os associadas/os e da Associação de Educadoras/es Negras/os, principalmente contra práticas discriminatórias de qualquer natureza